Em nosso programa de reabilitação física domiciliar trabalhamos com um protocolo específico para trazer benefícios cardiovasculares e funcionais a idosos com dificuldades de locomoção.
A maioria dos nossos pacientes idosos, no início do programa, conseguiam se levantar de uma cadeira somente com auxílio de 2 apoios. Depois de 6 a 12 meses de tratamento, esses pacientes conseguiram fazer 10 repetições do movimento de sentar e de levantar com apenas um apoio ou sem nenhum.
No início do tratamento, eles caminhavam a uma velocidade média de entre 0.85 e 1.05 metros/segundo, durante o teste up and go. Com 6 a 12 meses de tratamento, a velocidade no mesmo teste aumentou para 1.10-1.20 metros/segundo.
Isso significa um importante aumento da sobrevida e redução do risco de quedas.
Nós também observamos aumento significativo da capacidade cardiorrespiratória, já que tiveram um aumento médio de 63 metros na distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos.
O que dizem nossos pacientes
"O Gustavo foi meu personal por praticamente 1 ano, quando estava com muitas dores no inicio da pandemia e engordando terrivelmente. Eu não conseguia andar por causa de dores nas pernas e nos pés. Ele foi muito sensível em fazer um treino, 5 vezes por semana, bastante balanceado, sem ficar com dores tardias e sem perder o estímulo, por que eu sou uma pessoa sedentária. Primeiro sumiram as dores e depois ganhei força nas pernas e nos braços. Também ganhei uma consciência maior sobre alguns exercícios, sobre continuar caminhando e cuidar da minha saude. Eu recomento vivamente."